terça-feira, 10 de julho de 2012

INDIGNAÇÃO ESPORTIVA

                                            Como eu posso aceitar que um evento esportivo como uma copa do mundo de futebol, seja realizada no Brasil?
                                            Já foi comprovado que o Brasil vai gastar mais do que vai arrecadar, mas por que tanta festa? Fico atônito com tantos sofismas, da imprensa (tendenciosa) e dos governantes, principalmente quando falam do “LEGADO”, que uma copa do mundo vai deixar. Que legado?! Será que a maioria dos brasileiros sabe o que é legado?
                                             “Legado é aquilo que alguém transmite a outrem, que uma geração, escola literária, etc... transmite a posteridade”. (Dicionário Aurélio)
                                             O que a copa vai nos transmitir de conhecimento, que qualquer professor de Educação Física não possa transmitir aos seus alunos e para a comunidade em geral?! O legado talvez seja o aumento da desigualdade social, consequentemente o aumento da pobreza. O dinheiro empregado na construção dos estádios de futebol, inicialmente seria uma parceria entre empresas privada e o governo. Parece-nos que a parceria acabou, porque só o governo vai “bancar” tudo no “Apagar das Luzes”, para a viabilização do evento.
                                              Será gasto Bilhões de reais, que poderiam ser empregados em segurança, educação, saúde, etc... Que seria um verdadeiro “Legado”, principalmente, para as gerações futuras que já nasceriam com uma boa qualidade de vida.
                                             Não quero perder a capacidade de me indignar, perante a falta de honestidade de nossos políticos com conivência de certos grupos jornalísticos. Creio que o país quer aparentar uma coisa que ele não é, ou seja, um país de primeiro mundo.
                                               Ao observarmos ao longo da história, vamos verificar que ainda estar presente o uso político e ideológico do esporte como, exemplo podemos citar os jogos olímpicos de 1936 quando Hitle estava querendo demonstrar a supremacia ariana e nos jogos olímpicos de 1952 em Helsink, que foi público e notório a briga do capitalismo contra o socialismo; um querendo mostrar, através do esporte, que o seu regime político era melhor.
                                               E o que dizer dos torcedores de futebol, de nosso país, que se assemelham com os fundamentalistas de certos países islâmicos, que matam os outros por conseqüência de alienação.  No caso do futebol, pelo simples fato de seu time perder já é suficiente para que possam acontecer agressões e em determinadas situações, morte, que às vezes é até anunciada pela internet.
                                               Como que eu posso compactuar com um evento que será realizado, em detrimento das melhorias que precisam ser feitas, principalmente na área da educação? E Que não vai melhorar a vida do povo brasileiro como alguns assim disseminam (geração de emprego e renda). Pode melhorar sim, a vida daqueles que alienam o povo, utilizando como ferramenta, o esporte.
                                               Outra situação que pode ocorrer, é o fato do Brasil ganhar a copa. A euforia será tanta, que a vitória ofuscará qualquer atitude de repúdio do povo, com relação às falcatruas dos nossos políticos. Estando o povo, anestesiado por um longo período, hibernado em uma sensação quimérica por um processo anódino. Será que os fins justificam os meios? Deus, dai-me TRANQUILIDADE para aceitar as coisas que eu não posso mudar, CORAGEM para modificar as coisas que sou capaz de mudar e SABEDORIA para discernir uma coisa da outra.
                                                                                                                                    Profº Tomaz de Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário