terça-feira, 3 de julho de 2012


COMO VOCÊ DEVE COMPORTAR-SE DIANTE DE UMA PESSOA QUE...

USA CADEIRA DE RODAS


NÃO SEGURE NEM TOQUE NA CADEIRA DE RODAS. ELA COMO QUE FAZ PARTE DO CORPO DA PESSOA. APOIAR-SE OU ENCOSTAR-SE NA CADEIRA É O MESMO QUE APOIAR-SE OU ENCOSTAR-SE NA PESSOA.  

SE VOCÊ DESEJAR, OFEREÇA AJUDA, MAS NÃO INSISTA. SE PRECISAR DE AJUDA, ELE (A) ACEITARÁ O SEU OFERECIMENTO  E LHE DIRÃO QUE FAZER. SE VOCÊ FORÇAR ESTA AJUDA, ISSO PODE AS VEZES ATÉ MESMO CAUSAR INSEGURANÇA.

NÃO TENHA RECEIO DE USAR PALAVRAS COMO “CAMINHAR” OU “CORRER”. OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA TAMBÉM AS USAM.

QUANDO VOCÊ É UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA FÍSICA QUISEREM SAIR JUNTOS, PRESTE ATENÇÃO PARA EVENTUAIS BARREIRAS ARQUITETÔNICAS, AO ESCOLHEREM UM RESTAURANTE, UMA CASA, UM TEATRO OU OUTRO LUGAR QUE VISITAREM.

SE A CONVERSA DURAR MAIS QUE ALGUNS MINUTOS, SENTE-SE, SE POSSÍVEL, DE MODO A FICAR NO MESMO NÍVEL DO SEU OLHAR. PARA UMA PESSOA SENTADA NÃO É CONFORTÁVEL FICAR OLHANDO PARA CIMA DURANTE UM PERÍODO RELATIVAMENTE LONGO.

NÃO ESTACIONE SEU AUTOMÓVEL EM LUGARES RESERVADOS ÀS PESSOAS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA. TAIS LUGARES SÃO RESERVADOS POR NECESSIDADE E NÃO POR CONVENIÊCIA. O ESPAÇO RESERVADO É MAIS LARGO QUE O USUAL, A FIM DE PERMITIR QUE A CADEIRA DE RODAS, FIQUE AO LADO DO AUTOMÓVEL E O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA POSSA SAIR E SENTAR-SE NA CADEIRA DE RODAS, E VICE-VERSA; ALÉM DISSO, O LUGAR RESERVADO É PRÓXIMO  À ENTRADA DE PRÉDIOS PARA FACILITAR O ACESSO DESSAS PESSOAS.

AO AJUDAR UM PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA A DESCER UMA RAMPA INCLINADA OU DEGRAUS ALTOS, É PREFERÍVEL USAR A “MARCHA RÉ”, PARA EVITAR QUE , PELA EXCESSIVA INCLINAÇÃO, A PESSOA PERCA O EQUILÍBRIO E POSSA CAIR PARA FRENTE.



TEM PARALISIA CEREBRAL


A PESSOA COM PARALISIA CEREBRAL ANDA COM DIFICULDADE OU NÃO ANDA, PODE TER PROBLEMA DE FALA. SEUS MOVIMENTOS PODEM SER ESTRANHOS OU DESCONTROLADOS. PODE , INVOLUNTARIAMENTE APRESENTAR GESTOS FACIAIS INCOMUNS, SOB A FORMA DE CARETAS. GERALMENTE, PORÉM, TRATA-SE DE UMA PESSOA INTELIGENTE E SEMPRE MUITO SENSÍVEL – ELA SABE E COMPREENDE QUE NÃO É COMO OS OUTROS.

PARA AJUDÁ-LA, NÃO A TRATE BRUSCAMENTE. ADAPTE-SE AO SEU RITMO. SE NÃO COMPREENDER O QUE ELA DIZ, PEÇA-LHE QUE REPITA, ELA O COMPREENDERÁ, NÃO SE DEIXE IMPRESSIONAR PELO SEU ASPECTO. AJA DE FORMA NATURAL...  SORRIA.... É UMA PESSOA IGUAL A VOCÊ.



É PORTADORA DE DEFICIÊNCIA MENTAL


CUMPRIMENTE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL DE MANEIRA NORMAL E RESPEITOSA, NÃO SE ESQUECENDO DE FAZER O MESMO AO SE DESPEDIR. AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL SÃO EM GERAL, BEM DISPOSTAS; CARINHOSAS E GOSTAM DE SE COMUNICAR.

DÊ-LHES ATENÇÃO, DIRIGINDO-LHES PALAVRAS COMO: “QUE BOM QUE VOCÊ VEIO”, “GOSTAMOS QUANDO VOCÊ VEM NOS VISITAR”, TENTANDO MANTER A CONVERSA ONDE FOR POSSÍVEL.

SEJA NATURAL. EVITE A SUPER PROTEÇÃO. A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL DEVE FAZER SOZINHA TUDO O QUE PUDER; AJUDE-A QUANDO REALMENTE FOR NECESSÁRIO.

LEMBRE-SE: DEFICIÊNCIA MENTAL PODE SER CONSEQÜÊNCIA DE UMA DOENÇA, MAS NÃO É UMA DOENÇA; É UMA “CONDIÇÃO DE SER”.  NUNCA USE A EXPRESSÃO: DOENTINHO (A) OU BOBINHO (A) QUANDO SE DIRIGIR OU SE REFERIR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL.

NÃO SE ESQUEÇA: DEFICIÊNCIA MENTAL NÃO É DOENÇA MENTAL.

UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA MENTAL É, EM PRIMEIRO LUGAR, UMA PESSOA.

ENQUANTO FOR CRIANÇA, TRATE-A COMO CRIANÇA. QUANDO FOR ADOLESCENTE OU ADULTO TRATE-O COMO TAL.

VOCÊ NÃO ENCONTRA PESSOAS COM ESSES PROBLEMAS?

POR QUÊ?


ü  PORQUE NÃO PODEM ANDAR DE ÔNIBUS, E OUTROS VEÍCULOS, QUE AS CONDUZAM A LUGARES PÚBLICOS.

ü  PORQUE NÃO RECEBEM FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA INTEGRAR-SE AO TRABALHO.

ü  PORQUE A SOCIEDADE AS ESCONDE.



E VOCÊ, O QUE PODE FAZER?

ü  FAÇA-LHES COMPANHIA.

ü  AJUDE-AS A VIAJAR E TRANSPORTAR-SE.

ü  AJUDE-AS A ESTUDAR E ENCONTRAR UM EMPREGO.

ü  AJUDE-AS NOS SEUS DIVERTIMENTOS.

ü  QUANDO VOCÊ EMPREGA PESSOAS, DÊ A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA O MESMO TRATAMENTO QUE VOCÊ DÁ A TODOS OS DEMAIS CANDIDATOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário