sábado, 30 de maio de 2009

LIÇÕES DE ACEITAÇÃO DA ADVERSIDADE

A adversidade é uma espécie de crise espiritual que desencadeia muitas reações emocionais, como insegurança, perda de autoconfiança, frustração, pânico, pressão, ansiedade e stress. No entanto, como todas as crises, ela se torna uma oportunidade disfarçada. A palavra crise, em chinês, é formada por dois caracteres: wei, que significa "perigo", e chi, "oportunidade". Ela significa simultaneamente perigo e oportunidade. Traduzida, significa "oportunidade trazida por um vento perigoso". Para retirar essa oportunidade da adversidade ou da crise você terá que, como um campeão, mostrar determinação tanto para saltar para trás quanto para demonstrar resistência e a capacidade de escavar fundo para encontrar um "outro vento". Tal ousadia mental, acompanhada dessa perspectiva filosófica espiritual, muitas vezes revela o lado bom das coisas ruins. Em cenários adversos, se mantiver a calma, observar e se abstiver de fazer julgamentos precipitados e se desesperar, você ouvira a sua voz interior sábia e estará em condições de abraçar as oportunidades que cada crise traz consigo.
As atividades esportivas constituem o ambiente perfeito para se aprender a lidar com crises, uma vez que, no espaço de uma hora de competição, você é obrigado a enfrentar algumas ou todas as inúmeras formas de adversidades, como derrotas, perdas, erros, falhas, frustrações, fadiga, lesão e até mesmo o sucesso com sua natureza fugaz. Aprendendo a ajustar o foco da sua lente de percepção sobre essas formas de adversidade e começando á abraçá-las pelo que elas, em última análise, oferecem, você estará dando o primeiro passo no caminho de alcançar a vantagem competitiva, tanto nos esportes quanto em todas as outras áreas da vida.

Texto retirado do livro A ARTE DA GUERRA NOS ESPORTES E NA VIDA.

2 comentários:

  1. muito bom tio esse texto nos passa uma força algo motivador muito bom poder ter na blogsfera algo d etao boa qualidade.

    Parbéns pelo blog e pelo niver dia 28 n eskeci só q estava sem créditos.
    um, abração!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo blog "mano", tava na hora de mostrar teu talento nas letras e no desporto.
    você é o melhor,sem modéstia!!!!!!!!!!!!
    abs

    ResponderExcluir